Grupo RL

Notícias na Brás

Listando: 51 à 55 de 1225
Não é telepatia: cientistas criam cadeira de rodas controlada pela mente

Um estudo da Universidade do Texas (EUA) fez com que pacientes com paralisia nos quatro membros se locomovessem por ambientes controlados

Uma equipe de cientistas da Universidade do Texas (EUA) conseguiu fazer com que três pessoas com paralisia em seus quatro membros se movessem em uma sala com uma cadeira de rodas controlada por pensamentos. O experimento sugere que a nova tecnologia pode ajudar pacientes na mesma situação a se locomover por diversos ambientes.

A estratégia usada pelos cientistas tem menores riscos de complicações e causa menos fadiga aos pacientes, quando comparada a procedimentos similares. Até então, pesquisas haviam desenvolvido sistemas em que os pacientes deveriam usar os olhos ou passar por um procedimento cirúrgico invasivo para a instalação de eletrodos no cérebro para usar uma cadeira parecida.


Participantes de experimento usavam touca com 31 eletrodos para controlar cadeira de rodas com a mente
Foto: Universidade do Texas em Austin

Neste experimento, os participantes usam uma espécie de touca contendo 31 eletrodos, que medem a atividade cerebral de forma não invasiva. O aparelho mede os sinais de uma região do cérebro que regula o movimento, chamada de córtex sensório-motor. Depois transmite os dados para um laptop instalado na parte de trás da cadeira de rodas, onde um sistema de inteligência artificial traduz as informações em movimento para as rodas.

Para se mover para a direita, os participantes deveriam imaginar mover os dois braços, por exemplo. Para a esquerda, deveriam pensar no movimento das duas pernas.

A equipe treinou os participantes durante um período de dois a cinco meses, com três sessões de treinamento por semana. Durante cada sessão, a equipe pediu aos participantes que fizessem cerca de 60 comandos.



O paciente 1 entregou comandos corretos em 37% das vezes, em média, nas primeiras dez sessões de treinamento, aumentando para 87% de precisão nas dez sessões finais. A precisão da direção do paciente 3 também melhorou, de 67% para 91%. Já o paciente 2 dirigiu consistentemente com uma precisão média de 68% durante o treinamento.

“Haverá pessoas que aprenderão muito rápido e muito bem, depois haverá outras que precisarão de mais tempo para aprender, como a Pessoa 2, mas acho que qualquer um pode aprender”, diz José Millán, um dos cientistas envolvidos no estudo.

Os participantes também foram submetidos a alguns obstáculos, como quartos repletos de objetos dos quais deveriam desviar. O paciente 1 completou o circuito em cerca de quatro minutos com 80% de sucesso, em média, em 29 tentativas.

Já o paciente 3 completou o circuito em aproximadamente sete minutos, com 20% de sucesso, em média, em 11 tentativas. O paciente 2 alcançou o terceiro ponto de verificação do percurso em cerca de cinco minutos durante 75% de suas tentativas, mas não conseguiu completar todo o caminho estipulado pelos cientistas.

“Eu não diria que a abordagem é útil em ruas movimentadas ou ambientes menos controlados, mas a capacidade de se mover de forma independente pode ser um grande benefício para essas pessoas”, diz Millán.

(Fonte: Laura Intrieri Redação Byte) - 21/11/2022
Fundo do mar será explorado com a ajuda de drones; entenda

Cerca de 70% da superfície do planeta está debaixo dágua, o que dificulta estudos mais precisos sobre a crosta terrestre

Um grupo de cientistas da Universidade de Tóquio está usando drones para obter mais dados sobre a crosta terrestre no fundo do mar e, assim, aprimorar o monitoramento de riscos de terremotos e tsunamis.

A nova tecnologia consiste em um veículo aéreo não tripulado (UAV, na sigla em inglês) que carrega ferramentas de medição pela superfície do mar e transmite as informações em tempo real para as estações de observação.



Drones prometem aumentar agilidade de instrumentos de medição
Foto: Karl Greif / Unsplash

Com os drones, os cientistas poderão ter informações mais precisas sobre a movimentação de pedaços da crosta terrestre no fundo do mar — também conhecidas como placas tectônicas — e devem assim ter dados mais atualizados sobre o risco de terremotos e tsunamis.

Um dos coautores do estudo, Yusuke Yokota, diz que a nova técnica é mais avançada que grande parte das medições da crosta terrestre no fundo do mar, feitas com bóias ou embarcações oceânicas. Muitas vezes tal modelo apresenta desafios de mobilidade.

“As estações do fundo do mar precisam se comunicar com as embarcações ou bóias na superfície que, por sua vez, se comunicam com os satélites para produzir informações posicionais precisas”, explica.

“Essa observação de UAV de alta velocidade no mar não apenas contribuirá para a prevenção de desastres, mas também ajudará na operação de veículos subaquáticos autônomos/veículos operados remotamente e permitirá observações frequentes da biologia marinha e da ciência da pesca”, diz o professor.

Os próximos passos para a equipe incluem testes adicionais do UAV no mar, maior desenvolvimento de navegação autônoma e aprimoramento na tecnologia de observação.

(Fonte: Laura Intrieri) - 21/11/2022
Como tirar marca dágua do TikTok para publicar nas redes sociais

Ferramentas disponíveis para desktop, iOS e Android podem ser usadas para remover as marcas, mesmo quando elas mudam de posicionamento


Recurso pode ser usado para quem quer postar vídeo do TikTok no Instagram com um visual mais “clean”
Foto: Solen Feyissa / Unsplash

Todos os vídeos publicados no TikTok ficam com marca dágua: uma espécie de etiqueta identificando a plataforma e também o criador do conteúdo. Alguns aplicativos foram criados para remover a marca dágua desses vídeos.

Esse recurso pode ser usado, por exemplo, para quem quer postar o vídeo no Instagram com um visual mais “clean” ou sem mostrar seu nome de usuário no TikTok. Vale ressaltar que a remoção não deve ser feita com o intuito de plagiar conteúdo ou publicar um vídeo sem a autorização de seu criador.

Veja abaixo aplicativos e sites para remoção da marca d’água de vídeos feitos no TikTok.

MusicallyDown
Para utilizar essa ferramenta gratuita para desktop, basta abrir o TikTok, selecionar o vídeo, copiar o link e colar no site. Depois, é só fazer o download do arquivo.

VideoEraser
Faça o download do aplicativo (disponível para iOS com o nome Video Converter, ou para Android), selecione a opção “crop video to remove watermark” e escolha o vídeo. Depois, você pode cortar o pedaço em uma nova proporção, removendo o pedaço em que a marca aparece.

Watermark Manager
Faça o download do aplicativo (disponível somente para Android), vá em “selecione o vídeo”, depois toque em “remover logotipo” e escolha o vídeo. Em seguida, posicione a caixa retangular sobre a marca d’água. Quando a localização da marca mudar, repita o processo, adicionando outra caixa para removê-la.

SnapTik
Esta é mais uma opção para o desktop. Copie a URL do vídeo no TikTok, acesse o site e cole o link. Então, é só fazer o download.

Apowersoft
Acesse o site e selecione as opções “multimídia”, “editor de vídeo”, “editor online” e, então, “remover marca dágua online”. Depois, basta selecionar o vídeo e marcar a parte que você quer remover. Será preciso repetir o processo quando a marca dágua se mover.

(Fonte: Amanda Andrade Redação Byte) - 18/10/2022
Como fazer seu celular dizer em voz alta quem está te ligando

Veja como fazer seu celular dizer em voz alta quem está te ligando, perfeito para quando não está com o celular perto de você

Sabe aqueles momentos em que alguém te liga, mas não está tão perto do celular? Seria ótimo se ele "falasse" para saber quem está querendo falar com você.

Mas olha só: você pode programar seu celular para que ele te diga quem está ligando!

Bem legal, né? Dá uma olhadinha abaixo que te mostro como fazer esse ajuste para celulares Android, com o aplicativo padrão, chamado "Telefone", e no iOS, usando a querida Siri.

Como fazer seu celular dizer quem está ligando
É importante dizer que: para que o celular diga exatamente quem está ligando, é importante que o número esteja em sua lista de contatos, tá? Dá uma olhadinha como fazer em seu aparelho.

Android
Abra o aplicativo "Telefone" no seu aparelho Android;
No canto superior direito, abra as opções e toque em "Configurações";
Deslize a tela até encontrar a seção "Avançadas";
Toque em "Aviso do identificador de chamadas";
Toque em "Ouvir identificador de chamadas" e escolha a opção desejada.


Foto: Unsplash/Lindsey LaMont / Canaltech

iOS
Acesse "Ajustes" e entre em "Siri e busca";
Na seção "Pedir à Siri", entre em "Anunciar Ligações";
Selecione a opção que deseja.
Incrível, né? Assim você consegue saber exatamente quem está ligando se o seu celular estiver em outo cômodo. Ah! Só não se esqueçam de manter o volume alto, viu?

Compartilha essa dica com seus amigos e nos vemos em breve!

(Fonte: Redação Canaltech) - 18/10/2022
Estudo liga Twitter a diminuição do bem-estar e aumento da polarização, da indignação e do tédio

Apesar disso, pesquisadores não descartam uso do Twitter porque perfis diferentes podem ter experiências positivas na rede.



Estudo liga Twitter a diminuição do bem-estar e aumento da polarização, da indignação e do tédio
Foto: Núcleo Jornalismo

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, analisou o impacto psicológico do uso do Twitter.

O QUE HOUVE? O objetivo dos pesquisadores era descobrir o potencial de influência no humor do Twitter, uma rede social relativamente, mas muito usada por tomadores de decisões e gente que pauta o debate público, como políticos e jornalistas.

Os pesquisadores descobriram que o uso do Twitter está associado com diminuição do bem-estar, aumento da polarização, aumento do senso de pertencimento, aumento da indignação e aumento do tédio.

Apesar disso, eles não recomendam o abandono do Twitter, porque variações no modo de uso da rede resultam em efeitos distintos, às vezes contrário aos relativos à média observada acima:

Os efeitos foram muito heterogêneos entre os participantes, o que sugere que alegações acerca dos efeitos gerais do uso de redes sociais talvez ignorem a experiência positiva de uma grande porção de usuários na plataforma.

O QUE MAIS? Os pesquisadores tiveram o cuidado de analisar uma amostragem que fosse representativa da base de usuários do Twitter — algo que, segundo eles, ainda é raro em pesquisas do tipo.

Ao final do trabalho de recrutamento, eles contaram com 252 sujeitos que, acreditam, se aproximam mais de uma amostra representativa da população norte-americana do que outros estudos relacionados a redes sociais.

Uma das limitações da pesquisa é que ela não analisou o humor de pessoas que não usam o Twitter. Esse cenário abre outro leque de possibilidades, por exemplo, ser o único de um grupo de amigos que não usa o Twitter.

"Mais estudos são necessários para explorar as diferentes maneiras em que o Twitter pode ser útil ou prejudicial aos usuários", concluem.

(Fonte: Rodrigo Ghedin Núcleo Jornalismo) - 19/09/2022
Listando: 55 de 1225

Anuncie

Sobre o Portal no Brás

O Portal no Brás foi lançado em 01 de dezembro de 2016, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região NO BAIRRO DO BRÁS no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de ferramentas e ferragens.